sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Actio Inspirandum

Esta semana estréia em várias salas de cinema no mundo a primeira parte da última etapa da trajetória Harry Potter. Seria impossível, em um blog sobre a arte de escrever, não falar do fenômeno que é o garoto/adolescente bruxo e, principalmente, da mente criativa atrás da varinha mágica, JK Rowling.

Para os apreciadores de um bom livro e que não têm preconceitos temáticos eu aconselho a leitura da epopéia do garoto Potter, por vários motivos:

1 – é invariavelmente uma sensação mundial e para não ficar isolado dos rumos da literatura adolescente atual;

2 – o tema é cativante e a trama é muito bem elaborada e se complementa a cada livro;

3 – os livros são, como de regra, mais abrangentes e interessantes que os filmes.

Em termos de técnica literária, JK Rowling usou elementos bem marcantes em sua obra: personagens  carismáticos (mesmo os maus), com personalidades próprias e distintas; história temporal em que os personagens se desenvolvem e crescem, fácil de observar na linguagem mais adulta que Rowling usa a cada livro da série; detalhes reconhecíveis, onde se vê que a autora se inspirou em fatos e coisas reais para criar o mundo mágico de Harry Potter, como, por exemplo, os uniformes de escola usados pelos mágicos, da mesma forma que os estudantes ingleses também usam, ou a própria escola Hogwarts, inspirada, creio eu, no Arthur Findlay College, um instituto especializado no ensino e aperfeiçoamento de fenômenos paranormais e mediúnicos.

Acima de tudo isso, Rowling usou energias essenciais para todo escritor que quer ver sua obra completa e publicada: perserverança, força de vontade e disciplina. Como oradora em uma formatura em Harvard, em 2008, Rowling falou sobre sua própria vitória contra circunstâncias desfavoráveis. Em um discurso emocionante a autora discorre sobre falhas e o medo de falhar. "O que constitui para cada um o medo? O mundo está ansioso para lhe dar critérios se você deixar" ela cita, reforçando o poder que cada um tem dentro de si, e que "não precisamos de mágica para transformar o mundo. Nós carregamos dentro de nós o poder que precisamos. Nós podemos imaginar sempre algo melhor."  

(Vídeo somente em inglês)

J.K. Rowling Speaks at Harvard Commencement from Harvard Magazine on Vimeo.

Mesmo que você não leia o livro ou discorde do talento de JK Rowling como escritora, leve essas palavras dela para sua vida e deixe a imaginação criar um mundo melhor, pois só assim conseguimos atingir os objetivos mais impossíveis.


Até a próxima
Stanze

Nenhum comentário:

Postar um comentário