sexta-feira, 4 de março de 2011

Um triângulo carnavalesco

Sexta feira de Carnaval e como não falar de alguns dos principais personagens dessa festa?

"Um Pierrot apaixonado,
que vivia só cantando, 
por causa de uma Colombina,
acabou chorando, 
acabou chorando..."



O Pierrot, a Colombina e o Arlequim são criações literárias da Commedia dell'Arte italiana. Pierrot, cujo nome italiano original era Pedrolino, representado por uma máscara com uma lágrima, é o protótipo do bobo apaixonado. Sem poder competir com Arlequim, alegre e vivalhão, vestido com sua característica roupa axadrezada, pelo amor de Colombina, Pierrot resigna-se a chorar. Vestido de branco representa a pureza e inocência. A face triste e as roupas bufantes de Pierrot serviramd e inspiração para muitos dos palhaços de circo modernos.

Esse estilo teatral iniciou-se no século XVI e era caracterizado pela presença constante dos mesmos personagens (alguns a mais do que os três citados acima) e pelo uso improvisado do texto. Havia apenas um argumento básico que dava liberdade a que os atores (que em geral sempre encarnavam os mesmos personagens) usassem fatos da época ou da cidade em que se apresentavam como parte da história que se desenrolava no palco. As máscaras cobriam somente metade do rosto para que a dicção ficasse perfeita. A mímica também era muito usada em virtude da enorme variedade de dialetos existentes na Itália naquela época. A Commedia dell'Arte surgiu também como resposta à Comédia Erudita, falada em Latim, o que dificultava a participação social nas peças.

Do teatro de rua, lá nos longínquos anos 1500, esses três personagens sobreviveram séculos para ainda hoje serem representados nas ruas do Carnaval, seja em Veneza ou no Brasil.

Aproveitem o Carnaval, Pierrots, Arlequins e Colombinas!!!

Até a próxima
Stanze
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário