sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Literatura na casinha

Um dos lugares mais tranquilos que eu encontro para ter uma leitura sossegada é... a casinha! No toilete da minha casa há uma cesta com várias revistas diferentes para atender os gostos principalamente dos moradores, mas também de eventuais visitas.

Já vi a mesma estrutura na casa de vários amigos, inclusive na casa do meu irmão, onde a variedade de leitura vai de revistas infantis a revistas de noticiários e fofocas.

Reclama-se muito hoje em dia que os jovens pouco ou quase nada lêem. Na minha opinião, o que existe é pouco incentivo dos pais. Há muitas maneiras de se estimular a leitura desde a infância. Um amigo meu, além de comprar livros e revistas para suas filhas e ler com elas, encontrou uma maneira divertida e original para desenvolver não só nelas, mas em toda a família, o prazer da leitura. A cada semana ele seleciona artigos interessantes e educativos de jornais e prega no banheiro com fita adesiva. Recentemente eu soube que há espaço também para quebra-cabeças e palavras cruzadas que são completados gradativamente por quem frequenta a "casinha".

E, para estimular ainda mais a compreensão, o diálogo, a capacidade cognitiva e o entretenimento que a leitura traz, uma caneta está disponível para que as pessoas comentem sobre os artigos e gerem discussões e reações dos próximos frequentadores.

Há sempre uma maneira de estimular a leitura. E, quanto mais cedo ela começa, melhor!

E na sua "casinha" também há um espaço literário?

Até a próxima,
Stanze

Nenhum comentário:

Postar um comentário