sexta-feira, 16 de julho de 2010

Pequenos "prompts"

Em inglês usa-se muito o termo "writing prompt" para designar idéias que ajudam na inspiração. "Prompt" significa várias coisas, mas neste sentido quer dizer "rápido, imediato, algo que incita".

Hoje, e de vez em quando, postarei aqui alguns "prompts" para incitar a imaginação de vocês. Não precisam ser necessariamente usados para escrever, mas também para refletir, meditar ou somente apreciar. Se forem escrever usando as imagens ou frases, aconselho a agir de maneira impulsiva, ou seja, peguem lápis e papel e deixem as palavras fluírem de maneira natural. Correções e a utilização de palavras bonitas podem ser feitas depois. O importante é não perder aquele momento imediato e incitador que a frase ou imagem possa provocar.

Alguns "prompts" para hoje:

1 - Faça uma lista de cinco coisas que deseja experimentar e cinco que não pensa nem em tentar;

2 - Inspire-se na imagem abaixo:


3 - Aqui na Europa é verão, enquanto no Hemisfério Sul é inverno. Para fugir um pouco do frio ou, ao contrário, para inspirar-se nele concentre-se em:
- cheiros do inverno/verão;
- imagens do inverno/verão;
- sons do inverno/verão;
- gostos do inverno/verão;
- sensações do inverno/verão.

4 - Você e um amigo decidem entrar em um clube à noite, já fechado, para nadar. Após pularem os portões, atiram-se na piscina. É nesse momento que descobrem um corpo flutuando. E, para piorar as coisas, é de alguém conhecido. Descreva essa cena. (writing prompt retirado do Writer's Digest em http://www.writersdigest.com/)

Até a próxima e boa inspiração,

Stanze

Nenhum comentário:

Postar um comentário