sexta-feira, 9 de julho de 2010

Um Pequeno Prólogo

Comecei a ler um livro que tem um prólogo e foi isso que me inspirou a escrever sobre essa técnica aqui no Inspiracionando. Há vários livros com e outros sem prólogo deixando claro que esse pré-capítulo é opcional. Mas para quê e quando usar essa opção?

O prólogo pode ser usado quando há necessidade de uma explicação prévia. Por exemplo, se a história tem um enredo cuja essência trata de algo que teve seu início em outra época ou país, o prólogo pode ser usado para introduzir a história a partir desse ponto. Outra utilidade para o prólogo é introduzir um pedaço da narrativa que não se encaixa propriamente no enredo. E uma coisa interessante nos prólogos é que eles podem simplesmente desrespeitar a lei do Ponto de Vista. O prólogo pode ser escrito em um PdV completamente diferente do resto da narrativa.

Infelizmente nem todos os prólogos são bem utilizados e algumas vezes o autor usa como prólogo apenas um pedaço do próprio livro, palavra por palavra, como uma isca para atrair o leitor.

Mas, precisamos realmente de um prólogo ou tudo o que vamos contar pode ser encaixado diretamente no enredo? Marg McAlister, em um artigo no foremostpress.com, sugere que você faça as seguintes perguntas a si mesmo para saber se seu livro tem necessidade de um prólogo:

1 - O que acontece se eu chamar o Prólogo de Capítulo 1? A história fluirá suavemente a partir desse ponto? (Se a resposta foi sim então jogue fora o prólogo)

2 - Eu necessito dar aos leitores uma certa quantidade de informação para que a história faça sentido? (Se a resposta é sim então considere criar um prólogo)

3 - Eu penso em usar o prólogo apenas para fisgar os leitores? (Se a resposta é  sim pergunte-se se isso não pode ser feito de maneira efetiva no Capítulo 1)

Para ler todo seu texto (em inglês), clique aqui.

Uma das melhores maneiras de entender melhor o uso efetivo do prólogo é lendo prólogos de diferentes autores e obras e analisando os que funcionam e os que não funcionam e porque.

 Até a próxima

Stanze

PS: Na semana passada o Inspiracionando não foi atualizado porque tive mais uma vez ilustres visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário