sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Judas (ou Hardy) o Obscuro?

Vasculhando minha biblioteca encontrei Judas, o Obscuro, escrito por Thomas Hardy em 1895. O livro conta a história de Judas Fawley, um garoto órfão, que se torna um homem idealista obcecado pela cultura e atropelado pelos seus próprios fracassos em busca da felicidade. O livro chegou a ser cognominado Judas, O Obsceno, porque Hardy explora o fracasso do casamento, exaltando o caráter obscuro de seus personagens, o pecado, as relações sociais. Um trecho de seu livro exemplifica bem o que o romancista pensava das instituições sociais e que o levou a ser tão duramente criticado pelos leitores ingleses da era Vitoriana: ".... um casamento deveria ser dissolvido no momento em que se torna uma crueldade para ambas as partes - deixando então de ser moral e essencialmente um casamento...."

Hardy graceja em seu prefácio à edição de 1912 de Judas, O Obscuro, sobre um bispo que queimou uma cópia do seu livro: "provavelmente em desespero por não ter podido me queimar." A controvérsia causada por causa de seus romances Judas, o Obscuro e Tess d'Ubervilles (1891) criou na verdade mais curiosidade sobre seu trabalho, que acabou por se difundir pela Europa e América do Norte. 

Hardy usou como pano de fundo em suas obras a região da Inglaterra onde viveu e trabalhou. Seu conhecimento de arquitetura e seu espírito observador levaram-no a criar algumas das criações mais notáveis da literatura do século XX, principalmente peças teatrais e poemas, inspirando autores como D.H.Lawrence e Virgínia Wolf.

Thomas Hardy nasceu a 2 de Junho de 1840 em Higher Bockhampton no condado de Stinsford, na Inglaterra, próximo à cidade de Dorchester, onde faleceu a 11 de janeiro de 1928. Inspirado nas paisagens e cidades ao seu redor Hardy deu vida, através da sua imaginação, ao condado de Wessex que pode ser facilmente comparado com a verdadeira região de Dorset.

Eis um mapa da Wessex de Thomas Hardy:

Se tiverem oportunidade leiam Judas, o Obscuro e dividam comigo suas opiniões sobre esse romance tão criticado à época da sua publicação.

Até a próxima
Stanze

Nenhum comentário:

Postar um comentário