sábado, 5 de fevereiro de 2011

Cuidemos do nosso português

A língua portuguesa, como toda língua viva, está sofrendo mudanças. Recentemente tivemos um rol de novas regras a serem acrescentadas às já existentes em nossa língua mater. Regras essas que muitos concordam e vários discordam. Basicamente as grandes mudanças foram em alguns acentos e no uso de hífens. Eu particularmente manterei meu estilo de escrever à "moda antiga" pois não vejo lógica nas mudanças apresentadas.

Entretanto, existem algumas regras básicas e essenciais da nossa gramática que devem ser observadas por aqueles que querem escrever bem ou por aqueles que têm a obrigação de escrever bem.

Frequentemente vejo dois erros constantes na fala ou na escrita das pessoas:

1 - a mistura da segunda com a terceira pessoa, respectivamente, tu e você. Muito embora o você seja usado para determinar a pessoa com quem se fala, o verbo e pronomes que o acompanham são da terceira pessoa do singular. Uma frase bem construída não pode começar com tu e terminar com você. Isso é bigamia!
Alguns exemplos:

Eu sei que você foi mas porque tu não me chamaste?
Eu te dei um toque mas você não veio.

2 - a troca do infinitivo verbal pela terceira pessoa do singular.
Alguns exemplos:

João não quer continuá o trabalho
Ele pediu para eu fazê.
Teu avô mandou te dizê que...

Esses erros são muito comuns no nosso dia-a-dia. Mas devemos cuidar sempre para que o nosso português ainda seja a língua mais bonita e rica que há.

Até a próxima
Stanze

Nenhum comentário:

Postar um comentário