sábado, 29 de janeiro de 2011

O Mundo Maravilhoso dos Sonhos

Nesta semana que passou resolvi experimentar um dos exercícios de estimulação do lado direito do cérebro que publiquei no artigo anterior deste blog, e decidi me aventurar no Maravilhoso Mundo Technicolor dos Sonhos.


Para isso, coloquei ao lado da minha mesinha de cabeceira bloco e caneta e anotei, sempre que pude me lembrar, os sonhos – ou trechos deles – que tive durante a semana.

A experiência foi estimulante e interessante. As imagens quebradas vinham à minha mente como flashes e, posso confessar, que às vezes senti dificuldades em registrá-las no papel de maneira rápida para não perder a visão da noite anterior, com seus detalhes, sons e cores.

Tiveram alguns dias, sim, em que nada me veio à mente na hora em que acordei. Era como se eu não tivesse sonhado. Mas isso não teve importância no conjunto do exercício. O caleidoscópio de imagens e acontecimentos que eu obtive nos outros dias já era maravilhoso.

Alguns dos sonhos foram meio caóticos, misturando momentos de ficção ou atos de heroísmo com pequenas coisas pé-no-chão. Outros foram serenos, imagens incompletas de ações normais do dia-a-dia. Algumas sequências desconexas, algumas vezes diálogos completos.

Os sonhos mais fascinantes, enretanto, foram aqueles que me trouxeram imagens e lugares da infância, como minha casa no bairro do Anil em São Luís. Acreditem ou não, ao acordar eu ainda podia sentir o vheiro da natureza exuberante e das árvores frutíferas que coloriam o quintal da nossa casa-sítio. O Anil sempre foi para mim sinônimo de liberdade, árvores, imensidão e férias.

O exercício no todo foi extremamente satisfatório. Meu lado direito não me decepcionou e, ao contrário, me proporcionou muito material para escrever e pensar.

Pretendo agora realizar o exercício da associação de palavras, o Rico Cluster. Relatarei depois os resultados que obtiver.

E vocês, experimentaram algum? Se sim, gostaria de ouvir o que obtiveram e trocar experiências.

Até a próxima

Stanze

Nenhum comentário:

Postar um comentário