sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Inspiração espiritual

Hoje vou fazer aqui uma experiência que venho tentando experimentar há algum tempo. Um dos meus estudos e hobbies é a cartomancia. Muitas pessoas consideram a cartomancia como pecado e coisa do capeta. Na verdade, a cartomancia, pelo menos para mim, é somente um instrumento que permite elevar a minha intuição e percepção próprias e do mundo que me cerca.

Resolvi então utilizar essa energia e saber cósmico na literatura. Para a primeira experiência utilizei o Baralho Cigano. Este baralho é diferente do Baralho Cigano que conhecemos no Brasil, baseado nas cartas utilizadas por Madame Le Normand. O Baralho Cigano que utilizei, por causa da expressividade das imagens representadas nas cartas.


Embaralhei e retirei do monte, sem ver, três cartas. As cartas selecionadas foram (infelizmente não consegui imagens das cartas para mostrar):

Pensador - mostra um jovem sentado em um banco, com um olhar pensativo e melancólico;
Oficial - mostra um policial vestido como um gendarme francês;
Acidente - mostra uma casa pegando fogo, com uma mulher e uma criança sendo socorridas por bombeiros.

Como para a minha experiência não interessa realmente o que as cartas significam ou não, passei a me concentrar somente nos desenhos e no que eles me traziam à mente. Imediatamente imaginei o seguinte tema para um futuro conto ou história:

- um jovem está seriamente envolvido com a polícia e algum acidente causado por ele ou não. Seriam a mulher e a criança sua família? Elas pereceram no fogo? Foi ele o culpado? Foi alvo de uma vingança? Está sendo suspeito?

Somente nesses poucos questionamentos já há material suficiente para um bom enredo.

Fiz a mesma experiência com o Tarot. Eu gosto muito do Tarot da Nova Visão porque ele traz as figuras conhecidas do Tarot invertidas, ou seja, as figuras estão de costas e tem-se a impressão que vemos o mundo pela visão das cartas.

Procedi da mesma maneira e selecionei três cartas (podem ser mais cartas, se quiserem). As cartas que tirei foram:

7 de Espadas - que mostra um homem carregando consigo de modo suspeito 5 espadas e deixando duas para trás;
4 de Copas - mostra uma pessoa encostada em uma árvore com 3 cálices ao seu lado e um quarto lhe sendo oferecido por uma mão. Ela está ignorando essa mão e observando somente um cavalo branco alado que voa em sua direção;
O Arcano Maior XXI que representa o Mundo - mostra uma mulher dentro de um círculo formado por louros, segurando dois cetros.

Ignorando o real significado das cartas concentrei-me novamente nas imagens. A idéia que me veio à cabeça foi que a pessoa sentada perto da árvore era uma mulher que estava amorosamente decepcionada. Nada que lhe diziam ou ofereciam valia a pena. Ela pensava somente em algo inatingível naquele momento. O homem fugindo com as espadas seria aquela pessoa na qual ela pensava. Ela estava grávida (o Mundo representado pela figura no meio do círculo como um útero). Esta gravidez era desejada ou não? Eles seriam casados? Ou somente ele seria casado? Ele teria desaparecido por causa da gravidez?

E por aí vai até onde sua imaginação permitir. Achei um exercício magnífico para desbloquear a mente e criar novas possibilidades de enredos. E, para quem acha que essas cartas sejam profanas, esse exercício pode ser feito com figuras aleatórias e selecionadas ao acaso. O interessante, porém, é selecionar as figuras aleatoriamente, pois isso permite que a mente seja pega de surpresa e seja forçada a criar do inesperado.

Até a próxima,
Stanze

Nenhum comentário:

Postar um comentário