sexta-feira, 22 de julho de 2011

Cozinhando a criação

Se podemos comer com os olhos, com certeza o processo de criar uma obra de arte é comparável ao preparo de uma deliciosa comida.

Procura-se primeiro a receita e em que culinária ela se encaixa. Do assunto surge o tema. É bom ler também outras receitas, e misturar tudo, pois daí nasce a inspiração. Vai-se então à busca dos ingredientes e moldam-se os personagens. Coloca-se na panela e da pena surgem as palavras.

Da culinária popular criam-se as lendas e os folclores. Suas receitas simples são passadas de boca em boca e geração em geração, muitas vezes sem ir ao forno ou tocar no papel. Da rapidez dos fast food se produzem os contos, as crônicas e os ensaios. Apesar de pequenos e rápidos têm um sabor próprio.Mas é da paciência do slow food que surgem os grandes romances. O tempo necessário para o cozimento da obra apura os sabores dos personagens e intensifica o palato da história.

Os temperos criam os diálogos e as descrições, que devem ser colocados com cuidado para não desandar. A preparação do prato é essencial e deve provocar saliva nos olhos do leitor com sua produção final.

Para a sobremesa nada melhor do que uma deliciosa poesia: leve, doce e absorvente. Coloca-se no fogo e espera-se rimar. E o segredo essencial é sempre, sempre, provar e revisar.

Entrega-se por fim a criação aos gourmets. E deles se espera a aprovação final. Com sorte e talento nossa arte é exibida em várias prateleiras e devorada por ávidos olhos. Do paladar dos leitores surge a premiação do mestre. O prato vazio e a página fechada com a saudade ainda nos lábios do que se acabou de provar. Depois, é só retornar à cozinha e começar tudo de novo, com novas receitas e novos recheios.

Até a próxima e bom apetite,
Stanze

2 comentários:

  1. Hum....fiquei com vontade de ir à cozinha e de escrever um texto. Tem tudo a ver! O bom dos dois é sentir e ver o que os outros nos dizem por palavras, gestos, olhares... Parabéns pela poesia, sim, esse texto é pura poesia.

    Avany

    ResponderExcluir
  2. Obrigada minha prima!!!! Um comentário seu é sempre um prazer!

    ResponderExcluir