sexta-feira, 19 de março de 2010

O Personagem é um Ser 3D

Hoje quando escolhi o título para este artigo comentei com uma amiga e a resposta foi: "acuma?" Mas é isso mesmo. Nos acostumamos a pensar nos personagens que criamos como seres de uma única dimensão: a do papel. Ou, no máximo, duas dimensões: o que criamos e o que o leitor interpreta.

Existem com certeza personagens de uma ou duas dimensões. Personagens que são tão óbvios e sem aprofundamento que não conseguimos nos envolver com eles. E outros, cujos caracteres não possuem uma constância lógica, que nos deixam sem saber onde suas histórias nos estão levando.

Um personagem completo deve ter três dimensões para nos deixar com aquela sensação de perder um amigo na última página do livro.

A primeira dimensão é aquilo que se vê externamente, os traços físicos do personagem. Não é necessário que o leitor saiba como ele é, da ponta dos cabelos à unha do pé, mas é preciso sim que o autor o conheça bem.

A segunda dimensão se refere ao passado do personagem, tudo aquilo que o tornou a pessoa (ou personagem) que é. De vez em quando numa obra literária o leitor descobre um pouco desse passado, através de lembranças ou histórias contadas por outros personagens. Nem sempre, entretanto, é preciso que o leitor conheça esse passado, mas o autor tem que saber a história do seu personagem desde que ele nasceu, ou pelo menos, bem perto disso. Desse conhecimento é que o autor molda o caráter do seu personagem, suas qualidades, defeitos, vícios, medos, etc.

A terceira dimensão é aquela do ponto de vista do personagem, como ele vê o mundo que foi criado para ele, como reage e age, como se expressa, como vive sua própria história.

Um personagem com essas três dimensões tem vida, participa da história e torna-se, junto com o autor, co-criador de uma fantástica obra literária.

Até a próxima

Stanze 

2 comentários:

  1. Cara Fernanda,
    Achei seu blogue bastante interessante em termos de teoria para leigos. Em meu blogue Literatura em vida 2 (http://literaturaemvida2.blogspot.com), tenho feito isso, passar a teoria de forma bem leve e palatável, para que o não especialista leia, entenda e aprecie. Tento fugir da linguagem acadêmica. Espero que me visite lá. Ali encontrará, também, o endereço e link de meus blogues de poemas e contos.
    Deixo aqui um endereço para consultas, que é muito bom: http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/P/personagem_redonda.htm.
    Meu e-mail é literaturaemvida@gmail.com, se quiser falar mais aprofundamente. Gostei demais de sua aproximação.
    Eliane F.C.Lima

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Eliane. Vou "browsear" os seus sites. Será um prazer manter contato e trocar idéias.

    ResponderExcluir