sexta-feira, 9 de abril de 2010

Clássicos e mais clássicos

Geralmente um bom escritor é aquele que lê, e lê muito. Na leitura o escritor descobre estilos diferentes, palavras incomuns e outras tão comuns, frases singulares, idéias geniais, mas principalmente, ele toma conhecimento da estrutura de uma obra literária, da maturidade de um personagem, da força de uma determinada narrativa. E, principalmente, embriaga-se com a gramática, o uso correto das palavras, a persuasão gentil das frases bem colocadas e escritas. Não há quem não se delicie com um livro bem escrito que nos envolve não somente pela história em si, mas pela maneira como o autor "arrumou a sala" para nos convidar a entrar no seu mundo.

Vejam só como Érico Veríssimo nos traz a agonia de Eugênio ao saber que Olívia está prestes a morrer em Olhai os Lírios do Campo:

"O sol da tarde doura os campos. O açude reluz ao pé do bosquete de eucaliptos. Mas Eugênio só enxerga os seus pensamentos. E dentro deles está Olívia, pálida, estendida na mesa de operações, coberta de panos ensangüentados. "Ela sabe que vai morrer... pediu para vê-lo..." Ele precisa ir. Imediatamente.
Uma voz infantil flutua no silêncio da tarde, num grito prolongado. É o rapazito que vai dar de beber a uma vaca malhada, tangendo-a para a beira do açude. As imagens do animal e da criança se refletem na água parada. Paz - pensa Eugênio -, a grande paz de Deus de que Olívia sempre lhe falava...
De novo o silêncio, e uma sensação de remorso, a certeza de que vai começar a pagar os seus pecados, a expiar as suas culpas.
Os olhos de Eugênio se inundam de lágrimas. Passam-se os segundos. Aos poucos a respiração se lhe vai fazendo normal e o que ele sente agora é uma trêmula fraqueza de convalescente.
Mas da própria paz dos campos e da idéia mesma de Deus lhe vem de repente uma doida e alvoroçada esperança, que lhe toma conta do ser. É possível que Olívia se salve. Seria cruel demais se ela morresse assim. Acontecem milagres - ele se lembra de casos...
Apanha o chapéu e precipita-se para a escada. Mas por que se detém de súbito no patamar, como se tivesse encontrado um obstáculo inesperado? Tem aguda consciência dum sentimento aniquilador: a sua covardia, aquela imensa e dolorosa covardia num momento em que devia esquecer tudo e correr para junto de Olívia."

Nesse processo de aprendizagem, um dos refrões que ouvimos é que, como autor ou simples leitor, temos que conhecer (e isso implica ler) os clássicos da literatura local e mundial. Mas o que isso significa? Que temos que nos debruçar sobre livros antigos, cheirando a mofo e cobertos de poeira? Sim, porque a primeira idéia que temos de clássicos são livros antigos, escritos pelo menos no século retrasado. O meu conceito de clássico - com certeza compartilhado por alguns - é um pouco diferente disso. Para mim um clássico é um livro que tem algum fator que o torna inesquecível. Esse fator pode ser a história em si, ou a maneira do autor escrever, ou um personagem de caráter forte, seja ele bom como Ben Hur no clássico homônimo de Lewis Wallace, ou mau, como Heathcliff em O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë. O que eu chamo de cláasico é na verdade, para mim, uma obra que é modelo de referência e que me volta à cabeça quando escrevo meus próprios contos ou artigos como este.

Nesse aspecto, eu divido os clássicos em duas colunas: os clássicos assim chamados em geral por sua importância em um dado momento, e os meus próprios clássicos, que me inspiram e me guiam no mundo das palavras.

Atualmente estou relendo O Morro dos Ventos Uivantes, desta vez na versão original em inglês. Existe uma outra dimensão na leitura de uma obra em sua língua original. A "mão" do autor é mais presente e marcante, sem ter passado pelo "ajustes" do tradutor. Nessa procura aos clássicos originais (tenho vários traduzidos para o português) descobri alguns sites com possibilidades de download grátis, pois várias obras mais antigas já tiveram os direitos autorais caducados. 

Eis aqui alguns dos sites que frequento, sendo que a maioria deles possui livros em sua versão original.

Goodreads - comunidade de leitores em que livros são analisados e comentados. Não é preciso se cadastrar para ter acesso aos e-books. Basta clicar em find books e depois selecionar ebooks.

LibrarySpot - este é um site para ser explorado com tempo. Tem acesso a milhares de bibliotecas, jornais e livros, é claro.

Project Gutenberg - o site se considera o primeiro a dar acesso a e-books grátis.

Virtual Books - possui vários livros nacionais.

The Online Literature Library - clique em authors index e selecione o seu clássico.Todos em inglês.

Nesses sites há muito que explorar e ler. Escolha os seus clássicos e boa leitura!

Até a próxima!

Stanze



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário