sexta-feira, 2 de abril de 2010

E Cristo se fez homem ...

Como hoje é Sexta-Feira Santa resolvi dar uma olhada em alguns dos livros que foram escritos sobre Cristo, sua vida e sua Paixão.

O primeiro deles, que nos trouxe a história como a conhecemos, foi a Bíblia. Das versões dos apóstolos, que não foram os autores originais dos textos bíblicos, passamos a ter uma descrição do Cristo-Deus que veio à Terra, viveu e morreu para propagar a mensagem do Pai. Mensagem este que tem sido interpretada e usada de várias maneiras, algumas não tão libertadoras.

Muitos séculos depois, vários autores interpretaram Cristo à sua imagem e semelhança. A Ultima Tentação, de Nikos Kazantzakis, que não tem nada a ver com o filme de Martin Scorsese, tem como tese central a humanidade de Jesus Cristo que, embora livre do pecado, sofreria de medos, angústias, dúvidas, depressão e até luxúria.

O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago, foi banido pelo governo português por contar o evangelho de forma irônica, inventando novos milagres e profecias. No livro, Deus e o Diabo negociam sobre o mal e Jesus se questiona sobre seu papel na Terra desafiando o próprio Deus. Nesse romance, Maria Magdalena é a prostituta com quem Cristo perdeu a virgindade. O Cristo de Saramago afirma que "... o coração humano nunca está satisfeito. A realização do dever não traz paz de espírito, como querem nos fazer acreditar aqueles que se satisfazem facilmente."

Notadamente interessante é o livro de Norman Mailer, O Evangelho Segundo o Filho, em que o autor segue quase que fielmente os quatro evangelhos canônicos e usa o próprio Cristo como narrador da sua História. Sem ser um livro controverso, o autor ironicamente recebeu várias críticas sobre o que foi chamado a obra de um escritor judeu em homenagem à sua esposa católica.

Em 2003, o ator e produtor Mel Gibson comoveu o mundo com o filme A Paixão, que teve como inspiração maior o livro A Dolorosa Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, publicado em 1833 por Clemens Brentano, baseado nas visões e meditações da freira Anne Catherine Emmerick. Anne Catherine, freira e santa alemã, entrou para a irmandade Augustina em 1802, aos 28 anos. Em 1813 a Santa apresentou estigmatas em seu corpo e várias investigações médicas se sucederam, comprovando a veracidade na origem das feridas. Numa dessas ocasiões ela foi visitada por Clemens Brentano que ficou fascinado pelas visões que a jovem freira tinha, descrevendo passagens da vida de cristo e sue mãe Maria como se as visse com seus próprios olhos. Uma cópia em pdf do livro pode ser encontrada neste link .

Uma outra visão de Jesus Cristo pode ser encontrada na epopéia Operação Cavalo de Tróia, de J.J. Benítez. Esse romance, já em seu oitavo livro, narra as duas viagens através do tempo de dois cientistas norte-americanos, em uma missão secreta, ao momento em que Cristo vivia na Terra. O primeiro livro, o mais intenso, narra a crucificação do Senhor. Possuidores de instrumentos de alta tecnologia científica os viajantes constatam os horrores que o Cristo sofreu na Cruz. Em outra parte, o livro critica a maneira com que os ensinamentos de Cristo foram repassados pelos Apóstolos e pela Igreja Católica.

Essa lista de obras literárias, algumas dignas talvez de constar do Index da Igreja Católica, constitui bom material de leitura no feriado da Semana Santa!!

Até a próxima

Stanze

Nenhum comentário:

Postar um comentário