sexta-feira, 30 de abril de 2010

Um Passeio às Feiras

Hoje, 30 de abril, é o Dia da Rainha (Koninginnedag) aqui na Holanda. Esta data, que em teoria deveria celebrar o aniversário da atual rainha, Beatrix, é, na verdade, o dia em que a rainha anterior, Juliana, mãe da rainha Beatrix, nasceu.

Neste dia, um mercado livre invade as ruas de quase todas as cidades holandesas. Livres de impostos, as pessoas podem montar uma simples barraca, estender um pano ou simplesmente dispor objetos em áreas pré-determinadas das cidades e vender o que quiserem, à exceção de algumas coisas, como por exemplo, produtos alimentícios, já que a comercialização destes é, por lei, sujeita a diversas regras. Obviamente que uma das coisas que não poderia faltar nessa feira improvisada são os livros. Entre os milhares de objetos oferecidos há sempre a possibilidade de se encontrar pequenos tesouros. Há alguns anos atrás encontrei um gibi sobre a história de Lampião e o cangaço no Brasil, escrito e desenhado por um holandês.

Mercados de livros são eventos populares nos Países Baixos. Em cada cidade há, em diferentes épocas do ano, mercados de livros ao ar livre ou em áreas cobertas, onde são comercializados, trocados ou até mesmo emprestados, livros de vários tipos, de gibis a clássicos, de literatura nacional (holandesa) a internacional, e livros escritos em diversas línguas. Um dos maiores e mais conhecidos é o mercado de livros da cidade de Deventer.


Este ano, no dia 1 de agosto terá lugar a 22a edição desse mercado que conta com aproximadamente 900 estandes de livros.

Extendendo-se a toda a Holanda e à Bélgica ocorrem também regularmente os mercados da Boekfestijn. Aqui se encontram vários livros com preços excelentes. É impossível sair de mãos vazias de uma feira dessas. E faz me lembrar das feiras de livro promovidas pela Vale do Rio Doce em São Luís, onde eu ia frequentemente com meu pai ou minha tia e voltávamos sempre com as sacolas cheias!!! Infelizmente essa feira não existe mais e as feiras que conheço pelo Brasil limitam-se aos grandes centros metropolitanos como a Bienal do Livro em São Paulo.

Há algum tempo atrás entrei em contato com um site interessante que estimulava a troca anônima de livros. Nesse site, em que a inscrição é grátis, pode-se registrar um livro e "soltá-lo no mundo". A idéia é deixar livros que já se leu em algum lugar público e anunciar no site. Cada livro possui um número quando é registrado no site e a pessoa que o acha pode retornar ao site - mesmo sem ser inscrito - e documentar o achado. Interessante é acompanhar a viagem do livro e as observações de seus próximos leitores. Book Crossing é realmente algo para explorar. Há livros rodando pelo mundo inteiro, inclusive no Brasil.

Bem, vou aproveitar agora o feriado do Dia da Rainha e relaxar com um bom livro nas mãos!!!

Até a próxima!

Stanze

Créditos:
Foto do Vondelpark em Amsterdam retirada do site http://www.koninginnedagamsterdam.nl/
Fotos do mercado de livros em Deventer retirada do site http://www.deventer.nl/

Nenhum comentário:

Postar um comentário